Em Itabuna, novos conselheiros escolares serão empossados na quarta
Apurados e divulgados os resultados da votação ocorrida na quinta-feira, 24, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna, por meio da Assessoria aos Conselhos Escolares, programou para a próxima quarta-feira (30), a solenidade de posse dos novos conselheiros escolares eleitos nas 111 unidades de ensino urbanas e do campo, que integram a Rede Pública Municipal de Ensino.
A posse dos representantes dos segmentos de pais, alunos, funcionários e professores titulares e suplentes acontecerá nas próprias escolas dentro do prazo legal de 15 dias, como determina a Lei Municipal nº 2.054/2007, que normatiza os Conselhos Escolares. Entretanto, a SEC também está organizando uma solenidade para apresentação dos novos conselheiros eleitos para o biênio 2014/2016 no dia 12 de maio, às 17h30min, na quadra poliesportiva do Instituto Municipal de Educação Teosópolis, no bairro Conceição.
A assessora para os Conselhos Escolares da SEC, Inês Sobrinho da Silva Pereira, disse que a posse dos Conselhos Escolares é parte importante da política da administração municipal, visando a participação colegiada como uma forma de consolidação da Gestão Democrática e melhoria da qualidade da educação. “Pois, é um órgão que busca alternativas coletivas para resolução dos diversos problemas que envolvem o ensino-aprendizagem, atuando de fato e de direito nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras da escola”, argumentou.
Concorrendo como representante de funcionários da Escola Verdes Campos, Aline Cardoso Santos disse ter se candidatado ao cargo como forma de participar ativamente das ações da escola. “O Conselho é uma maneira que se tem de opinar e de colaborar para melhorar o ensino oferecido aos alunos”, disse a servidora.
Já o candidato Danilo Silva Palmeira, representante do segmento professores da Escola Bezerra de Menezes, justificou sua candidatura por acreditar na gestão democrática. “Precisamos mostrar que dentro do munícipio existe a gestão democrática e um espaço participativo que é o Conselho Escolar. Como um dos eleitos, espero uma participação plena nas ações da escola que possam fazer diferença na qualidade da educação”, afirmou o docente.